Por que a empatia e o respeito são importantes na primeira infância?

19 de dezembro de 2022

Sentir o que o outro sente, ouvir com atenção e afeto o que o outro tem a dizer, se importar com o próximo. A empatia é uma habilidade socioemocional que faz parte da personalidade de cada indivíduo e praticá-la diariamente diz muito sobre quem cada um é. É nítido que as crianças, de maneira única,...

Sentir o que o outro sente, ouvir com atenção e afeto o que o outro tem a dizer, se importar com o próximo. A empatia é uma habilidade socioemocional que faz parte da personalidade de cada indivíduo e praticá-la diariamente diz muito sobre quem cada um é.

É nítido que as crianças, de maneira única, são mais empáticas e respeitosas, e é essencial que elas conheçam a empatia e o respeito desde o seu nascimento – e desenvolvam essas habilidades a partir de atividades lúdicas, do contato com outras crianças e, especialmente, com os pais, que são os principais modelos em todas as vivências infantis.

Empatia, respeito e felicidade na Upuerê

Em um artigo publicado pelo Portal Vivescer, a docente, mestre e doutora em neurociência Laiali Chaar explica que desde cedo é perceptível a tendência que as crianças têm em ser mais empáticas e que a empatia influencia as habilidades sociais das crianças, além de suas relações pessoais e, futuramente, as profissionais.

A especialista reforça, ainda, a importância da parceria entre família e escola, que é essencial para contribuir com a construção da criança como um indivíduo. Na Upuerê Educação Infantil, referência no ensino infantil no Espírito Santo desde 1993, praticar as competências socioemocionais é um objetivo integrado à principal missão da instituição: colaborar com a formação de indivíduos que saibam criar e se relacionar, não apenas repetir.

Aparecida Epichin afirma que a empatia e o respeito são habilidades que andam unidas, como codependentes, e é fundamental compreendê-las desde a primeira infância.

“As crianças são muito empáticas umas com as outras e essa habilidade delas pode ser melhor desenvolvida diariamente, dentro e fora de casa. Colocar-se no lugar do outro, ouvir as dores dos colegas e compreender as diversas experiências de cada amigo facilita a compreensão sobre o mundo, sobre os objetos, sobre as diferentes vivências que podem existir. Aqui, na Upuerê, entender o próximo por meio de brincadeiras, atividades lúdicas e pelo compartilhamento de aventuras auxilia na compreensão sobre o que é empatia e respeito, e, desta forma, as crianças praticam essas habilidades socioemocionais todos os dias em nosso quintal”, comenta a diretora pedagógica da Upuerê.

Por que as habilidades socioemocionais são importantes para as crianças?

A profissional explica que a empatia e o respeito impactam, diretamente, nas relações pessoais das crianças, além de contribuir para o desenvolvimento social, cognitivo e da personalidade delas.

“A empatia e o respeito são essenciais para a construção do conceito de cidadania que explicamos às crianças, e colaboram, ainda, para que elas conheçam a si mesmas, aprimorem as capacidades de auto-observação e de autocompaixão. Compreender as habilidades socioemocionais nos ajuda a cuidar e a nos relacionar com o próximo, mas se refere muito mais a nos conhecer melhor, nos expressar melhor e a nos aprimorar, constantemente”, reforça Aparecida.

Como a escola contribui para o aprimoramento da empatia e do respeito?

Por ser um ambiente de convívio diário das crianças, a escola é fundamental para o desenvolvimento de competências socioemocionais, especialmente da empatia e do respeito. Aparecida menciona a vivência musical como uma das principais maneiras de exercitar a empatia de forma lúdica e que desperte o interesse das crianças.

“A música é capaz de transmitir sentimentos por meio das notas musicais e das letras cantadas, mas ela vai além, pois ouvir um instrumento e compreender o sentimento transmitido por ele é uma forma de praticar a empatia, e não apenas ter uma vivência musical. Outra maneira de treinar as habilidades socioemocionais é por meio da leitura, devido à identificação com as personagens das histórias. Aqui, na Upuerê, as crianças têm contato direto com as vivências musicais, momentos especiais dedicados para a contação de histórias e, principalmente, têm contato com a natureza, que é essencial para compreender as emoções a céu aberto, tanto de si quanto dos colegas”, descreve a diretora pedagógica.

A empatia e o respeito na Upuerê

Quintal Upuerê.A educação infantil é essencial para as nossas crianças, e poder contribuir para a criação e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais para o futuro delas não tem preço. Por isso, aqui, na Upuerê, valorizamos a rotina familiar, a parceria com as famílias, as necessidades de cada criança e, claro, o crescimento saudável delas com práticas diárias que colaboram diretamente para a formação de indivíduos que saibam criar e se relacionar, e não apenas repetir.

A empatia e o respeito são fundamentais para o processo de autoconhecimento, para contribuir com o desenvolvimento das potencialidades físicas e psíquicas das crianças, e para aprimorar as competências socioemocionais infantis. Portanto, priorizamos o contato com a natureza em nosso plano pedagógico como fator fundamental para o aprendizado, para compartilhar conhecimento e para formar vínculos sociais, afetivos e éticos a partir da convivência entre as crianças.

Nossa estrutura conta com uma área ampla e aberta de 3.000 m², além de sala de sono (com educadores que ficam à disposição das crianças), segurança, pátio arborizado com árvores frutíferas, educadores qualificados e especializados em cuidado infantil, piscina aquecida, quadra coberta, salas de aula amplas e climatizadas, salas digitais (do Grupo 3 ao Grupo 5), ateliê para artes, banheiros adaptados às necessidades das crianças, cozinhas, refeitórios, solários, biblioteca e amplo auditório.

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz